Arte em Reciclagem

Apresentamos abaixo alguns trabalhos realizados com reciclagem, desde objetos jogados fora ou "garimpados" em obras, terrenos, etc.

A maioria das peças não estão à venda, são apenas materiais recuperados e usados na decoração. Um modo de reutilizar materiais ao mesmo tempo prazeroso, e que também contribui para a conscientização da preservação do meio ambiente.

Mas algumas ideias vieram de pedidos de amigos e colegas de trabalho, então fizemos transformações com mais prazer ainda.


Fonte Relicário
A ideia da fonte surgiu pelo simples fato de não saber o que fazer com esse vaso! Pra falar a verdade, pra mim parecia tudo, menos um vaso rsrs. Devido à necessidade de encontrar um lugar especial para colocar a minha Santa Sara, acabei unindo o útil ao agradável. Vi ali a oportunidade de transformar aquela peça sem utilidade (pra mim) em uma peça funcional de acordo com o que eu precisava. Daí surgiu essa fonte, que particularmente ficou MARAVILHOSA no meu jardim.


Para montar a fonte eu tinha quase tudo no meu atelier.  A única coisa que precisei comprar foi a bomba submersa com a luz de LED. De resto, tudo foi reutilizado.

O vídeo esta postado na página principal do blog mostrando o funcionamento da fonte.









Moldura Fotográfica
Essa moldura de madeira foi achada jogada na rua. Na hora me veio a ideia no que ela se transformaria e não hesitei em correr para pegar rsrsrs.

A mão de obra feita nesse trabalho foi bem simples. Primeiramente limpei e lixei um pouco, para dá o efeito de pátina. Logo, usei verniz fosco para combinar com o rústico. Para o fundo da moldura usei tela (aquela que se para fazer mosquiteiro em janela) e cadarço encerado na cor branca para encaixar e segurar as fotos. 



Quadro Cardápio
Essa moldura era de um quadro com uma tapeçaria que seria descartada. Então, foi aí que tive a ideia de fazer esse “quadro cardápio” para colocar na minha cozinha. Segue o menu de encher os olhos rs. 




Máscara africana 
Reaproveitei a garrafa de desinfetante para confeccionar essa máscara africana. Tive a ideia de transforma la em uma arandela. O resultado foi este..... achei maravilhoso!



Mandalas CD
Este trabalho é maravilhoso de fazer, além de super zen rs. Aqui reutilizei CDs velho sem mais utilidade , para confeccionar essas lindas mandalas.

































Reutilizando potes e garrafas de vidro

















Luminária garrafa

Lampião de garrafa

Lamparina de copo



Lamparina de pote


Cavalete Funcional
Ganhei este cavalete de madeira que não estava em bom uso. Além de rachado, estava faltando a perna de apoio. Foi ai que tive a ideia de dá uma outra cara e utilidade para o mesmo. Concertei as rachaduras com pó de madeira, cola, fiz uma pátina como pintura e furos para prender na parede com parafuso.
Adaptei prateleiras de vidro, o que ficou bem legal. Aqui usei exemplo como expositor para banheiro, mas pode ser usado para expor qualquer coisa. É só usar a imaginação!





Manequim Porta-colar
Este trabalho também foi feito a pedido de um cliente. Essa cliente ganhou este manequim que já não mais servia como expositor de roupas, e me pediu para criar em cima deste. Adorei a decisão de deixar a criatividade por minha conta! rs
Foi então que a imaginação começou a fluir... Vou fazer um espartilho bem sexy appeal! rs
Trabalhei com papel marche para confeccionar a roupa e decorei com fitas de cetim. É claro, tinha que fazer a tatuagem a mão para da mais charme e finalizar o meu trabalho artístico rsrs.
Como podemos ver, ficou uma linda peça para pendurar colares.E o melhor: A cliente ficou apaixonada pelo trabalho!



Luminária de Canto
Esse projeto foi elaborado através do pedido de um cliente. A transformação de uma enceradeira antiga em abaju. O resultado final foi esta linda peça de decoração.
Aqui trabalhei a cúpula com filtro de café e casca de ovo. O resultado ficou muito legal.


Luminária Ferro à Carvão
Esse trabalho foi bem legal de executar! Aqui reutilizei um ferro antigo de passar roupa à carvão e uma cúpula de abaju que decorei com filtro de café. O resultado foi essa linda luminária.





Moldura Espelho
Reaproveitei esta moldura de espelho que estava somente na madeira. Como era uma peça antiga guardada há algum tempo, resolvi fazer uma pátina e trabalhar com canudo de jornal para da um acabamento mais criativo. Ficou bem legal o resultado final!



Olho Grego
Quadrinho em forma de olho grego. Aqui o trabalho feito foi de reaproveitamento da casca do ovo, dando ideia de mosaico. 



Janela Revisteiro ou Porta-joias
Janela de demolição transformada para o uso decorativo como porta-joia, óculos ou podendo usar como revisteiro e porta-chave.

Porta-joia

Porta-revistas e chaves
Abajur de mesa
Esta cúpula foi descartada em perfeito estado, apenas com o tecido gasto. Foi retirado o tecido e coberto com mosaicos de palha de milho pintada. Para a corrente, foi utilizado correntinha de jardinagem.

 Luminária com palha de milho



Janela Bar
O espaço do ar condicionado foi transformado em um barzinho. Com estrado de cama jogado na rua, foram feitas as janelas, batentes e suporte da lamparina. Para imitar o vidro foram usadas divisórias de pasta coloridas.
O fundo foi coberto com uma placa de PS decorada com filtro de café usado.

Janelinhas de estrado de cama e fundo de filtro de café


Sofazinho de Pallet
Primeiro trabalho com a reciclagem, foram recolhidos 2 pallets nos fundos de uma fábrica. Foram higienizados, lixados, pintados com técnica de pátina e colocados rodízios para melhor locomoção.

Sofazinho de pallets

Revisteiro
A caixa de frutas, recolhida de feira-livre, foi transformada em revisteiro. Recebeu higienização, foi lixada, pintada e ganhou detalhes com palha de milho.

Revisteiro de caixa de frutas


Luminária copos
Esta luminária foi feita em copo de massa de tomate com casca de ovo. Pode ser feita com vários outros tipos (pote de palmito, milho etc.) que encontramos por ai.Fica lindo como peça de decoração, dando um ar muito aconchegante ao ambiente.



Porta-retrato flor
Este modelo de porta-retrato feito com garrafa PET, papelão, palito de churrasco e lata de milho, uma graça. Uma ótima ideia de lembrança, podendo servir como decoração de mesas de aniversário com a foto da criança. Aqui usei tinta plástica verde para decorar as pétalas, mas essa decoração pode ser feita de acordo com sua inspiração, podendo usar tecido, cola bastão colorida etc.


  Porta-retrato flor


Caixa de costura
Este pote de sorvete decorado com tecido e pequenos detalhes como: rolinho de linha, botões feito com cabo de vassoura e alça de madeira, deu um ar gracioso a esta linda caixinha de costura.

Caixa de costura

Porta-lápis em PVC
Achei este pedaço de cano de PVC descartado na rua, e criei este porta-lápis. O trabalho ficou parecido com bambu.


Porta-lápis em PET
Este modelo ficou muito legal. Aqui usei mini garrafas e garrafa de um litro, para suporte de régua e porta-clips. O material utilizado foi barbante, sisal, e gesso para fazer peso.  

Porta-lápis em PET

Porta-joia
Em mdf, decorado todo em ouro envelhecido e forrado por dentro.
  


Porta-retrato filtro de café
Trabalho feito com reaproveitamento de filtro de café usado.




Quadrinho Moldura 
Este lindo quadrinho foi feito com moldura descartada que reaproveitei. Aqui tem três materiais que com certeza iriam para o lixo. Trabalhei com papelão, garrafa pet, moldura de madeira e sobra de tecido.



Quadrinho flor
Este quadrinho foi feito com madeira em pátina e flor de garrafa pet.



Porta-joia (vendida)
Esta caixa era de um curso de inglês e estava sendo jogada fora. Por ter um ótimo tamanho e ser bem rígida, foi transformada em porta-joia, principalmente para cordões.
porta-joia com filtro de café


Jardim vertical (vendido)
Latas de milho deram um ótimo suporte para flores. Como em muitos locais não dá para ter flores naturais, optei por fazer uma combinação de flores artificiais. Deu um colorido e ficou um charme na varanda.
Jardim vertical de latas de milho
Quadrinho
Lâmpadas queimadas dão um ótimo vasinho para flores artificiais. Aqui montei um quadrinho em um pedaço de madeira que decorei com pátina. O colorido da lâmpada deu um ar bem alegre e descontraído, onde finalizei com sisal.









Prato decorativo

Pensando em um presente de Natal diferente, este prato foi feito a paritr de jornal picado batido no liquidificador com água e cola. Depois do molde seco, foi aplicado gesso. Para decorar, usei casca de ovo pintada.
Prato feito de jornal picado e gesso, e mosaico de casca de ovo


Porta-copo e panela
De uma simples folha de jornal, você pode criar várias coisas legais como exemplos este porta-copo e suporte para panela que fiz para uma oficina que ministrei para crianças e adultos.

Porta-copo de jornal

Suporte para panela de jornal


 
Garrafa decorativa
Garrafas de vidro em geral podem se transformar em objetos de decoração. É uma maneira fácil, barata e corretamente ecológica para deixar o ambiente mais bonito.



Garrafa decorada com sisal



Quadrinho
Esse pedaço de ripa em madeira que iria para o lixo, se transformou num quadrinho bem estiloso para decorar minha sala.  
Quadrinho de madeira decorado papel alumínio
Cinzeiro de bolsa 
Para aqueles que possuem o hábito de fumar e na maioria das vezes não encontram lugar específico para o descarte da guimba, eis aqui uma boa idéia para destinar provisóriamente até o local correto.
 Cinzeiro feito com caixa de suco tetra pak e decorado com folhas de revista, verniz e betume

Jardim de pallet
Este é um jardim feito com sobra de pallet, dando idéia de uma cerquinha de madeira.


  Quer reciclar na decoração?
   Não jogue nada fora antes de falar conosco.  
Clique aqui e veja o que podemos fazer para você.




3 comentários:

  1. Que coisas mais lindas!!!
    Ideias geniais! Eu nunca poderia imaginar uma luminária feita com a palha de milho, ou fazer uma janelinha-bar decorativa, com os "vidros" feitos de pasta PVC.
    Muito criativa!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Amei o trabalho com a enceradeira, sensacional!!!
    Parabéns por toda criatividade!!!

    ResponderExcluir